Loading...

AEBJ recebe mais de 7 mil livros do Brasil

 Gilberto Yoshinaga

Mais de sete mil livros foram enviados pelo Ministério da Educação (MEC) para a Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ) e serão distribuídos entre as 39 escolas associadas. Para definir os critérios do repasse, a diretoria da entidade reuniu-se sábado 8 na sede da AEBJ, em Anjo (Aichi).

Outro assunto em pauta foi a intenção da NPO (organização sem fins lucrativos) Koryu Net de repassar a todas as escolas brasileiras cerca de 200 quilos de livros usados, que foram arrecadados no Brasil - montante que deverá ser elevado para cinco toneladas em um prazo de seis meses.

“A falta de livros é um dos obstáculos para o ensino nas escolas brasileiras e acreditamos que essas doações poderão amenizar bastante este problema”, afirmou a presidente da AEBJ, Julieta Yoshimura, durante a reunião com as duas vice-presidentes da entidade, Luciana Nakama e Maria Shizuko Yoshida, e um dos diretores, Márcio Fujii.

Todos comemoraram muito pelos livros que já chegaram e pelos que ainda virão. “Os livros que vieram do MEC foram solicitados pela AEBJ e serão distribuídos apenas aos 39 associados, mas a doação da Koryu Net contemplará todas as escolas brasileiras existentes no Japão, que são cerca de 90.”

O MEC enviou pouco mais de sete mil livros, entre eles muitos clássicos de literatura, de autores consagrados - como Graciliano Ramos, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz e Cecília Meirelles, entre muitos outros. Ao todo, são mais de 150 títulos diferentes, incluindo literatura infantil e infanto-juvenil. “Primeiro, vamos catalogar quantos exemplares vieram de cada título e, depois, fazer uma divisão justa entre as escolas associadas, considerando o nível de ensino de cada uma e também a quantidade de alunos de cada instituição”, informou Julieta.

KORYU NET
A NPO Koryu Net já arrecadou cerca de 200 quilos de livros usados no Brasil e ofereceu-os a todas as escolas brasileiras - o repasse será feito pela AEBJ. “É um gesto muito elogiável desta associação, que continua recolhendo doações no Brasil”, acrescentou a presidente da AEBJ.

“Eles pretendem nos encaminhar mais cinco toneladas de livros em um prazo de seis meses. Estimamos que esta quantidade chegue a mais de 30 mil livros, um volume considerável e que será de grande préstimo para as escolas brasileiras.”