Loading...

Sousplat com batique em madeira


Você já conferiu, em edições anteriores, como aplicar a técnica do batique em tecidos. Mas, nesta edição, a artesã Jussara Cardoso vai mostrar que é possível aplicar a técnica também em peças de madeira. Agora, você aprenderá a criar um lindo sousplat (suporte de prato) para presentear aquela pessoa especial, ou mesmo deixar como objeto de decoração em sua casa.

Material

- Aquecedor elétrico
- Panela de ágata ou ferro
- Lixa para madeira nº 220
- Pincéis
- 1 kg de parafina
- Espátula
- Cera incolor
- Corante em pó para madeira na cor que desejar
- Álcool
- Pano velho
- Escovinha
- Peça de madeira em MDF
- Luva de látex ou pano
Para fazer o tingimento
Coloque uma colher rasa de café de corante em um recipiente e misture com um pouco de álcool. Depois de diluído, coloque mais um pouco de álcool, de acordo com o tanto de tinta a ser produzida.

Passo-a-passo

Passo 1: Lixe a peça de madeira em MDF para tirar algumas imperfeições que há em sua superfície.
Passo 2: Coloque a parafina na panela de ágata ou ferro e aqueça-a no aquecedor elétrico, até que fique líquida. Em seguida, com o auxílio de um pincel, passe a cera na madeira, fazendo um desenho de sua escolha.

Passo 3: Depois de fazer o processo de tingimento, passe a tinta obtida na madeira, sempre tirando o excesso com o pano velho. Se preferir, utilize a luva, para não sujar as mãos. Espere secar por completo.
Passo 4: Com a espátula, retire o excesso de cera da madeira.

Passo 5: Para dar acabamento, passe, com o auxílio de uma esponja ou um pano, um pouco de cera incolor sobre toda a madeira.
Passo 6: E retire seu excesso com uma escovinha.