Loading...

Crianças nascidas no exterior devem ir ao Brasil para garantir nacionalidade

http://www.japan-zone.com/culture/pix/matsuri_boy.jpgMuitos brasileiros nascidos no Japão, ficarão sem pátria se não passarem a morar no Brasil quando completarem 18 anos.Esta é a notícia que tem deixado os brasileiros com filhos nascidos no exterior de cabelo em pé. “Eu e o meu marido não sabemos quando voltar, mas a gente tem certeza de que vai voltar um dia. Não sei se meus filhos vão preferir o Japão, mas eu quero que eles tenham um porto seguro lá no Brasil”, diz Cláudia Kitagawa, 34.Cláudia teme, ainda, que os dois filhos de Guilherme, 2, e Maria Luiza, 7 meses, não sejam considerados brasileiros natos, mesmo se voltarem a morar no país. “Não quero que os meus filhos sejam naturalizados, porque eles não são estrangeiros. E quem é naturalizado não tem todos os direitos que os brasileiros têm.” A angústia ganhou dimensão nas últimas semanas, quando o Movimento Internacional Brasileirinhos Apátridas iniciou manifestos nos países onde há grande concentração de brasileiros.