Loading...

Empresas japonesas dependem cada vez mais do lucro no exterior

A queda da taxa de natalidade no Japão estancou o crescimento do mercado japonês e as empresas locais dependem cada vez mais de suas vendas no exterior, segundo um estudo divulgado pelo jornal Nihon Keizai.As empresas automobilísticas lideram a tendência. Em 2005, as vendas no exterior da Toyota corresponderam a 43% do lucro da empresa. Na Nissan, a porcentagem chegou a 57%.A Toyota lucrou ¥ 802,3 bilhões (US$ 6,9 bilhões) em operações no exterior, enquanto a Nissan obteve um lucro de ¥ 511,7 bilhões (US$ 4,41 bilhões) fora do Japão.De acordo com estatísticas do país, o Japão tem o maior número de pessoas com mais de 65 anos em relação à população total (21%), ultrapassando a Itália (20%). O número de pessoas com menos de 15 anos, em relação à população total, é de 13,6%, o mais baixo do mundo, segundo a mesma estatística, que calcula que 26% dos 128,1 milhões de habitantes são idosos.