Loading...

Dell anuncia linha de impressoras no Japão

TÓQUIO (Reuters) - A Dell, maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou na terça-feira que entrará no mercado japonês de impressoras coloridas para escritórios, com produtos oferecidos pela metade do preço dos concorrentes.Isso poderia representar um abalo para os concorrentes japoneses, entre os quais Canon e Ricoh, cujas crescentes vendas de impressoras coloridas corporativas vêm sustentando os lucros das companhias. O anúncio fez com que as ações de ambas as empresas registrassem queda superior à do mercado, na metade da sessão.As impressoras coloridas para escritório oferecem lucratividade muito maior do que as monocromáticas, já que normalmente consomem mais toner e têm preço de venda mais elevado.O mercado de impressoras laser coloridas no Japão vem crescendo por volta de 20 por cento ao ano e atingiu a marca das 300 mil unidades anuais, de acordo com o jornal financeiro Nihon Kenzai.O Merrill Lynch estima que a Xerox detenha 30 por cento do mercado japonês de impressoras laser coloridas, seguida pela Ricoh, com 25 por cento, pela Canon, com 20 por cento, e pela Konica Minolta e Seiko Epson, cada qual com cinco por cento.A Dell, cujo modelo de negócios baseado em vendas diretas, sem recurso ao varejo, ajudou a conduzir a empresa à liderança mundial de computadores pessoais, pretende empregar a mesma estratégia para vender as novas impressoras, anunciou um porta-voz da Dell do Japão.Os analistas dizem, porém, que o impacto da entrada da Dell no mercado sobre os concorrentes deve ser limitado.Hirokazu Mitsuta, analista do Daiwa Institute of Research, disse que as táticas de venda da Dell talvez não se adaptem às empresas japonesas, e acrescentou que isso pode dificultar as vendas, em um país no qual os departamentos de vendas das rivais são fortes."Provavelmente seria difícil atrair grandes empresas simplesmente por meio de preços baixos, porque elas terminarão por precisar de assistência do fabricante, para manutenção e reabastecimento dos cartuchos", disse."Esperamos impacto limitado no mercado japonês mas, se raciocinarmos em termos mundiais, decerto existem empresas --especialmente de menor porte-- que compram impressoras diretamente do fabricante", acrescentou. "Assim, a Dell não pode ser ignorada no mercado mundial, e esperamos que sua participação continue a subir