Loading...

eMule: configuração e dicas de uso

No alvorecer do dia 14 de Maio de 2002, um garoto chamado Merkur estava insatisfeito com o cliente original eDonkey2000, e se convenceu de que podia fazer um melhor. E ele fez. Reunindo outros desenvolvedores, o Projeto eMule foi criado. Seu objetivo era colocar o cliente de volta aonde o eDonkey tinha sido famoso antes, adicionando várias ferramentas novas e um incrível visual. Eles não podiam imaginar que impacto essa decisão teria...Hoje, o eMule é um dos maiores e mais confiáveis programas peer-to-peer (ponto-a-ponto) de compartilhamento de arquivos em todo o mundo. Graças à sua política de código-aberto (está sob a GNU General Public License), muitos desenvolvedores contribuem com o projeto, tornando a rede mais eficiente a cada lançamento e criando novas modificações dele. Neste artigo será mostrado como funciona e como se começa a usá-lo. Depois disso, você acostuma e não esquece mais!

Instalação

A instalação é bem fácil e sem problemas. Baixe o instalador e, ao executá-lo, ele te perguntará qual idioma será instalado. Como há o português do Brasil, escolha-o. Clique em Ok e, após, em Avançar >. Leia o Contrato de Licença, e clique em Concordo. Na próxima janela, ele mostra os componentes que deseja instalar. Clique em Avançar > e, na última janela, onde instalar (preferível deixar como está). Clique em Instalar e, ao finalizar a instalação, em Terminar.

Configuração inicial

Ao abrir o emule pela primeira vez, ele mostrará um Assistente de Início, no qual você configura seu nickname, portas, prioridades e a velocidade média de sua conexão com a Internet.

  • No 1º passo, você configura seu nickname, se o eMule deve iniciar com o Windows e se ele deve conectar automaticamente a um servidor ao ser aberto;
  • No 2º passo, você configura as portas usadas para a conexão, onde é recomendável deixar padrão. O seu firewall pode perguntar se deseja permitir essas portas; quando alguma mensagem dessas aparecer, clique em Permitir (ou Allow);
  • No 3º passo, você configura a prioridade de download e upload. É recomendável deixar as duas opções ativadas;
  • No 4º passo, você habilita/desabilita a possibilidade de enviar pedaços inteiros arquivos para outros usuários. É recomendável deixar habilitado para que você ganhe créditos no eMule (sistema de créditos será explicado adiante);
  • No 5º passo, você configura quais redes (eD2K e Kad) irá usar. É recomendável habilitar as duas. Outra configuração é se deseja habilitar a Conexão Segura com os servidores; deixe desabilitada.

Após isso, o assistente será fechado, mas antes ele irá perguntar qual a velocidade média da sua conexão e qual o número de downloads concorrentes (deixe 1-5 selecionada se você faz poucos downloads). Clique em Aplicar.

Feitas essas configurações, é hora de se conectar a um servidor.

Servidores

No eMule, há vários servidores disponíveis para se conectar. Alguns deles têm temas específicos, como músicas, ou vídeos, mas a maioria é genérica, tem de tudo. Escolher um bom servidor é crucial para obter sucesso tanto nas pesquisas, quanto nos downloads. A lista já aparece na primeira execução do programa. Atualizá-la não é necessário, já que este é um recurso automático; entretanto, se por um motivo qualquer a lista de servidores sumir, acesse este site e copie uma das URLs (endereços) disponíveis para o seu eMule.

Escolher um bom servidor em meio a tantos pode parecer uma tarefa complicada. Não é, felizmente. A lista de servidores traz descrições detalhadas de cada um deles, tais como: ping, usuários, máximo de usuários, arquivos, entre outros. Os principais itens a serem analisados são Usuários e Arquivos. Neles, quanto mais, melhor! Clique no respectivo item, na lista de servidores, para organizá-los tendo como referência o item clicado

Ainda sobre servidores, vale a pena se conectar, também, no Kademlia (no menu, é o item Kad). Esta é uma inovação presente na versão 0.40 e posteriores do eMule. Trata-se de uma espécie de servidor descentralizado, onde cada usuário é um “nó” na rede, tal qual como a Internet em si. Em tese, seria o peer-to-peer em sua essência, independente de servidores centrais. Usar o Kademlia em conjunto com os servidores eD2K aumenta os resultados da busca, e melhora a velocidade dos downloads. Para se conectar pelo Kad, clique no ícone dele na barra de ferramentas, e na nova tela, no botão Conectar (parte superior direita da janela).

ID alta e baixa

Dependendo da situação das portas de conexão, sua ID pode ser alta ou baixa. Quando está alta, todas as portas estão liberadas, ou seja, está tudo bem. Quando está baixa, significa que esta porta está bloqueada ou não pode ser alcançada. Isto pode ser causado por firewalls, roteadores ou servidores proxy. Para saber se as portas usadas pelo eMule estão bloqueadas, acesse esta página. Se seu PC passar, comemore! Caso contrário, tente identificar, dentre as três possibilidades elencadas neste mesmo parágrafo, qual está gerando o problema.

Pesquisa

No menu Pesquisa você procura arquivos que quer baixar, como músicas, arquivos, textos, programas, entre outros. Para pesquisar, digite o nome, selecione o tipo de arquivo e o método de pesquisa.

Há diferentes vantagens em cada um desses métodos de pesquisa:

  • Servidor: uma pesquisa rápida e exata;
  • Global (Servidor): mais demorada que a do servidor, porém pesquisando também em outros servidores;
  • Kad Rede: mais resultados, busca detalhada e com arquivos com mais fontes, porém demora mais;
  • File Donkey: pesquisa no site filehash.com, indicando links ed2k:// através do seu navegador.

Você também pode especificar alguns detalhes na porção direita da tela, como tamanho máximo e mínimo, disponibilidade, extensão e, na pesquisa do Kad Rede, o artista, título, álbum e duração de músicas e vídeos.

Ao definir o que vai pesquisar, clique em Iniciar. Após alguns segundos, os arquivos encontrados aparecerão na lista. Antes de começar a baixar algum arquivo, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Disponibilidade: número de pessoas que possuem certo arquivo. Quanto maior, mais rápido será seu download;
  • Tamanho: leve em conta a proporção do que procura. Por exemplo: se procura uma música em *.mp3 de 4 minutos, considere arquivos de 4 a 8 MB de tamanho;
  • Título, artista, álbum e duração: quando procurar músicas ou vídeos, lembre-se de ver se o nome do arquivo é o mesmo que o título, artista e álbum mostrados ao lado. Ou pode acontecer de baixar o arquivo falso. Você também pode identificar esses arquivos falsos quando esta fazendo o download deles, indo em Exibir Detalhes do Arquivo, guia Nome do Arquivo.

Ao encontrar o arquivo certo, clique duas vezes sobre ele e vá para a área Transferências. Você pode realizar outras pesquisas sem o problema de fechar essa atual, já que o eMule, nesta parte, usa o sistema de navegação por abas.

Transferências

Feita a pesquisa, seu arquivo está pronto para ser baixado. Nos arquivos raros, você pode demorar bastante na fila (QR) de certos usuários. Dependendo da configuração do outro usuário, ele pode, para passar a fila mais rápido, transferir apenas partes do arquivo para você. Você pode ver as fontes desse arquivo clicando duas vezes sobre ele ou através da coluna Fontes. As barras de progresso mostram o quanto do arquivo já foi baixado, qual parte será baixada e a parte que ainda não tem fontes disponíveis. Veja nesta página o que cada cor significa.

Muita gente reclama do eMule por ele ser “lento”. Na verdade, o que o programa faz é privilegiar aqueles que compartilham mais, evitando assim a prática de leeching na rede. Leecher é aquele usuário que só baixa arquivos, ou seja, não envia nada, não compartilha arquivos com os demais. Um sistema de créditos classifica quem tem preferência nas filas de downloads dos arquivos. Esta página o explica tecnicamente. Em suma, a regra é simples: compartilhe bastante, e assim terá downloads rápidos. No começo a coisa é um pouco complicada, mas basta ter perseverança (e compartilhar, claro), que logo os resultados aparecem.

Pasta “Incoming”

Nessa pasta, os downloads finalizados ficam armazenados para uma futura transferência (upload). Nela, você pode colocar um arquivo seu à disposição para download. Você pode ter acesso a ela através do próprio eMule, clicando no ícone Arquivos, da barra de ferramentas, ou no item Ferramentas, Abrir pasta Incoming, na mesma barra de ferramentas. A diferença é que, no segundo método, a pasta é aberta no Explorer, ao contrário do primeiro, onde os arquivos são exibidos dentro do próprio programa.

Propriedades dos arquivos

No item Arquivos, ao clicar com o botão direito, você pode:

  • Prioridade (Upload): é recomendável deixar Automático, mas se seu arquivo tem poucas fontes ou só você, você pode colocar Lançamento ou Baixa;
  • Coleções: selecione os arquivos que quiser adicionar à coleção, clique com o botão direito em um deles, aponte para Coleção, e clique em Criar Coleção. As coleções servem para agrupar links eD2K de um mesmo tipo, para outras pessoas fazerem download.
  • Exibir Detalhes (incluindo Exibir Link ED2K e Alterar o comentário deste arquivo...): Nessa janela você pode ver informações como tamanho e formato, o link ED2K para indicar a um amigo e escrever um comentário para este arquivo.

Conclusão

O eMule é um dos programas p2p (peer-to-peer) mais usados no mundo por causa de sua velocidade, sua simples interface e a facilidade com que se pode aprender a usá-lo. Ele se mostra mais leve e seguro que o Kazaa, por exemplo, sendo atualmente um símbolo do p2p. Se ainda houver dúvidas quanto ao uso do eMule