Loading...

Hitachi está em tudo

O grupo Hitachi é mais uma daquelas gigantescas companhias que fabricam equipamentos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas em diferentes setores.

Gambare!

A Hitachi produz: maquinaria pesada, geradores, transformadores, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, computadores para uso pessoal e de grande porte, vagões de trem, equipamentos médicos, peças elétricas de automóveis, semicondutores, elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado, celulares etc.

O conglomerado é formado por 1.152 companhias, incluindo 985 subsidiárias e 167 afiliadas dentro e fora do Japão. Com 349 mil funcionários, a Hitachi está dividida em sete áreas de negócios que faturam 9 trilhões de ienes por ano. Considerada um dos maiores conglomerados do Japão, a empresa também é conhecida como “Hitachi dos motores”, devido à excelência e à qualidade única de seus produtos.

Na área de informática, ela também é uma das mais famosas, principalmente por causa do sucesso dos computadores da série Prius. Uma de suas filiadas mais conhecidas é a Maxell, que produz fitas cas sete que também está desenvolvendo um MD de gravação. Seu slogan atual é: “Inspire the next” (“Inspire o próximo”), o que demonstra um pre ocupação ecológica. Além de desenvolver produtos “verdes”, em suas campanhas publicitárias sempre há a figura de uma árvore.

Outro símbolo da Hiyachi é a torre de neon Tsutenkaku, cartão-postal de um dos bairros que ficam em Osaka (o famoso elevador da torre de Tsutenkaku pertence à empresa).
História
A Hitachi foi fundada em 1910 por Namihei Odaira (1874-1951), que construiu o primeiro motor elétrico com potência de cinco cavalos do Japão. Desde a sua fundação no arquipélago, a Hitachi segue a filosofia de contribuir com a sociedade através do uso da tecnologia. Nos últimos anos, o mundo e a sociedade sofreram mudanças profundas, mas a Hitachi nunca perdeu seu espírito pioneiro, baseado nos princípios da harmonia e da sinceridade.
“Nosso objetivo é ajudar a tornar a vida das pessoas mais práticas e confortáveis”, diz o atual presidente, Etsuhiko Shoyama.

Em 1927, a Hitachi iniciou a fabricação de geladeiras e, durante a Segunda Guerra (1939-1945), produziu geradores para aviões de combate. Atualmente a matriz fica no bairro em Marunouchi (Tokyo). Mas a primeira sede foi na província de Ibaraki em uma cidade batizada, não por acaso, com o nome da companhia: Hitachi. Hoje, só as fábricas localizadas nessa cidade ocupam uma área equivalente a 13 estádios do tamanho do Tokyo Dome.

Além disso, a empresa tem uma ligação muito forte com a montadora Nissan, para quem fornece peças. Em 2005, uniu-se à Matsushita paradesenvolver uma tela futurista e inovadora, a TV de plasma, um dos principais produtos de consumo hightech da atualidade. A fabricação das telas deve aquecer o mercado de eletroeletrônicos, o que deve contribuir para a contratação de mais brasileiros nas fábricas. Hoje, as duas empresas cooperam mutuamente na compra de matéria prima e no desenvolvimento de novos produtos.
No Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 1954. Desde então vem aplicando a mais alta tecnologia nos mais diversos segmentos do mercado. Atualmente tem três divisões de seu grupo instaladas em solo brasileiro (Hitachi Ar-Condicionado, Hitachi Data Systems e Hitachi High-Techonology), inúmeros representantes e uma vasta rede de assistências técnicas espalhada pelo País.
O sol se levanta, o sol nasce

Gambare!

O logotipo da Hitachi é formado por dois ideogramas estilizados, que aparecem dentro de um círculo. As quatro farpas ao redor da circunferência representam os raios de sol, idealizado pelo fundador, e querem dizer que uma pessoa, diante do sol nascendo, planeja um futuro melhor para todos